Fantasia Sinfónica "A Contemplação da Matéria"

Em 2008 recebi a encomenda da Orquestra Clássica da Madeira para compor uma obra sinfónica, a ser incluída na programação do XXX Festival de Música da Madeira.
Assim, no dia 6 de junho desse ano de 2008, a minha obra Fantasia Sinfónica "A Contemplação da Matéria" foi estreada, no Teatro Municipal Baltazar Dias, Funchal, interpretada pela Orquestra Clássica da Madeira, sob direção do então maestro titular, Rui Massena.
Todo o valor recebido por esta encomenda, doei com todo o gosto à Fundação do Gil, que ajuda crianças no hospital.
Seis anos depois, a 22 de março de 2014, voltou a ser interpretada pela mesma orquestra, sob direção do maestro convidado Pedro Carneiro, no Auditório do Centro de Congressos da Madeira, da qual se realizou o seguinte vídeo:


Três meses depois, desta feita sob direção do maestro Martin André, esta obra foi interpretada pela 3ª vez, novamente no Festival de Música da Madeira. Curiosamente à mesma hora, no mesmo dia do mês - 6 de junho (6/6) desta feita 6 anos depois!
Com muita honra, o maestro Pedro Neves escolheu esta obra para fazer parte do programa do Estágio de Orquestra dos Conservatórios Oficiais de Música de Portugal, a OJ.COM, que se realizou na Madeira entre 2 e 10 de abril de 2016. Esta Fantasia Sinfónica foi desta feita pela 4ª vez brilhantemente interpretada por esta orquestra constituída pelos mais talentosos estudantes de música do nosso país, no respetivo concerto final do estágio, que se realizou no Auditório do Centro de Congressos da Madeira, no dia 10 de abril de 2016:

É uma felicidade enorme ter uma obra dos nossos dias que depois de estreada, voltou a ser tocada, desta feita, até a data, mais 3 vezes (4 no total). Não é de facto normal para o repertório do nosso tempo isso acontecer!!!!

Comentários