SINFONIA OXFORD de Haydn, com ORQUESTRA CLÁSSICA DA MADEIRA

Próxima terça-feira, dia 4 de dezembro, 21h00, na Assembleia legislativa da Madeira, terei todo o prazer do mundo em dirigir a Sinfonia n. 92 Oxford de F. J. Haydn, com a ORQUESTRA CLÁSSICA DA MADEIRA!
====ENTRADA LIVRE========
Esta sinfonia foi composta por Haydn em 1788 por encomenda do francês Conde de Ogny, mas como suposto, esta obra não chegou a ser entregue e estreada em Paris pela Orquestra Olimpic, pois o Conde entretanto havia morrido.
3 anos mais tarde, em 1791, Haydn vai pela primeira vez em tournée a Inglaterra e em julho desse ano é convocado pela Universidade de Oxford para ser laureado com um Doutoramento Honoris Causa, mas para isto, teria de submeter a uma prova pública, comprovando o seu valor, através da apresentação de uma das suas obras sinfónicas. Como entretanto ele ainda não tinha tido oportunidade para compor novas sinfonias em Inglaterra, aproveitou a que possuía e ainda não tinha sido estreada: a sua Sinfonia n. 92!!! Este concerto para o seu Doutoramento foi um enorme êxito, tendo ficado esta sinfonia para todo o sempre sub-intitulada SINFONIA OXFORD!!!!!

Comentários