Concerto da Orquestra Académica em Machico [14.06.2019]

Dando continuidade ao Ciclo de Concertos Comentados, a Orquestra Académica do Conservatório - Escola Profissional das Artes da Madeira, Engº Luiz Peter Clode realiza o 7º Concerto deste Ciclo, dia 14 de junho, às 21h00 no Salão Paroquial da Igreja do Piquinho, Caramanchão, em Machico, com direção do maestro prof. Francisco Loreto.

 Do programa do concerto consta um repertório sinfónico constituido pelo Concerto de Violino em Mi menor, de Felix Mendelssohn, com o solista Rodrigo Pimenta de Freitas no violino, pelo Concerto de Flauta op. 283 de Carl Reinecke, com a solista Ana Catanho, seguindo-se a fantástica Abertura «Egmont» op. 84 de L. v. Beethoven. A finalizar este concerto comentado, será interpretado a brilhante «Dança Sinfónica nº 1» de Eduard Grieg e a imponente «Abertura 1812» de P. Tchaikovsky. 

Para além da missão de formar os alunos como músicos em contexto orquestral, a Orquestra Académica do Conservatório também desenvolve esforços em contribuir para a formação de públicos de música sinfónica, e é dentro deste objetivo que se insere este Ciclo de Concertos Comentados, onde o Maestro apresenta ao público a constituição da Orquestra e contextualiza cada uma das obras interpretadas, para que assim o público possa mais facilmente descobrir o mundo maravilhoso que está por detrás destas fantásticas obras da História da Música.

 Este concerto realiza-se com o apoio da paróquia do Piquinho, Caramanchão, e da casa do Povo de Machico, e é co-produzido pelo Conservatório em parceria com a Associação Machico XXI. Pelo 3º ano consecutivo que a Orquestra Académica, em parceria com esta associação, realiza um concerto comentado no município de Machico, depois de nos anos anteriores o ter feito na Igreja Matriz de Machico, na Igreja do Caniçal e na Igreja do Porto da Cruz.

 A entrada para este concerto é livre.

Comentários